25 de abril de 2015

Lanche crudívoro com chia, aveia e frutas.

Pra começar, crudivorismo: Uma alimentação livre de qualquer ingrediente animal, processado, cozido e que não seja fresco. Basicamente composto de frutas e verduras de preferência frescas e brotos germinados.

Até um tempo atrás, eu tinha um certo preconceito com chia, pois na época que ela "surgiu" na moda das dietas, veio em um preço muito exagerado. Por isso, sempre que via receitas que usavam chia como base, desistia só de pensar no custo final.

Mas, há alguns dias atrás, descobri que a chia já não está tão cara assim, e que na verdade, uma pequena quantidade, rende muito em receitas como está que vou mostrar:

Aveia e Chia

Manga e Morango

Ameixa seca

Extrato de baunilha

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de aveia
3 colheres (sopa) de semente de chia
1 porção de fruta. Pode ser qualquer fruta, dê preferência as mais suculentas e doces. Eu usei manga, morango e ameixa seca
1 gota de extrato de baunilha (opcional)
1 xícara de água mineral ou filtrada

     Comece colocando a aveia e a água no liquidificador, pra fazer o leite de aveia, e deixando por uns 10 min. antes de bater. Enquanto isso, lave e cortes as frutas, incluindo a ameixa, em pedaços menores, pra poder comer sem precisar de uma faca.

     Bata a aveia, água e o extrato de baunilha no liquidificador, e despeje em um recipiente fundo, sem coar.



     Adicione ao leite de aveia não coado, a chia, misturando bem. Logo a mistura vai ficar mais grossa por causa daquela gelatina natural que a chia solta quando entra em contato com algum liquido.


   Despejei a mistura nessa travessa de vidro e deixei alguns minutos na geladeira, depois é só colocar as frutas por cima, e comer com uma colher. Simples assim viu?



     Eu achei que é uma ótima opção pra substituir o iogurte. Muita gente que estava acostumado a comer no café da manha ou lanche da tarde, fica meio sem saber como substituir ao virar vegano ou descobrir uma intolerância a lactose.

     Pode ser feito em maior quantidade e guardado em potinhos de vidro na geladeira por até 3 dias. Dai fica fácil, só abrir e comer.

     Nessa receita eu não coloquei açúcar, pois a chia com o leite de aveia não fica com nenhum sabor muito forte, e as frutas já são doces. Mas se quiser, pode adicionar uma colherzinha de melado, ou um pouquinho de açúcar. Sem exagero pra não ficar enjoado.

     Também pode-se substituir o leite de aveia por qualquer outro leite vegetal, ou até algum suco.

Foto do backstage, haha.

Curtiram? Alguém já tinha feito?

Beijos e Go Vegan!



3 comentários:

  1. huuuuuuuuuum que delícia!!
    Tentei ficar crudívora 1 semana, mas não deu muito certo :(
    Quando eu puder, tento novamente!

    Beijos Luísa!
    Sim, sou vegana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei também (mas sem tirar o café preto haha) mas não deu, eu sinto falta de comidas quentinhas, ainda mais quando o tempo começa a esfriar. Mas teve uma época que tava tomando de café da manhã suco verde todo dia, quando não dava de manhã, fazia final de tarde. Me deu uma energia, e minha pele e cabelos ficaram mais oleosos no começo, mas depois ficaram mais bonitos (acho que é um período de desintoxicação)

      Beijoss!

      Excluir
  2. estou no oitavo dia d crudivorista,,esta e a quarta x k começo,ñ e facil ,mas a vontade norme,sou vegana ,,veganismo foi fácil,,vamos ver ate quando aguento BJ,PAZ E MUITA LUZ A TODOS

    ResponderExcluir