25 de junho de 2015

Dicionário Informal para veganos/vegetarianos iniciantes

Existem algumas coisas que são dúvidas muito comuns para iniciantes nessa jornada sobre o veganismo, e as vezes, essas dúvidas não são esclarecidas em grupos e pesquisa pela internet. Aqui vou citar algumas, e com o tempo, tentarei atualizar essa listinha. Espero que gostem e que ajude bastante!

"Pode conter traços de..." é um aviso que empresas colocam na embalagem dos alimentos industrializados com intuito de avisar pessoas que sofrem de fortes alergias, (amendoim, crustáceos, gluten, etc...) por conta do maquinário que foi utilizado para a produção daquele produto, ser também utilizado para outros tipos de alimento (ex.: A mesma máquina que faz massa de pão, também faz pasta de amendoim), então, mesmo que  a máquina seja lavada, pode ficar algum traço ou pedacinho do alimento anterior, e isso pode ser letal para um alérgico. A empresa também coloca esse aviso para não ter a possibilidade de ser processada por danos, caso seu alimento venha a fazer mal, podendo justificar que foi avisado que existia a possibilidade de conter algum traço


     Um bom exemplo é se você divide seus utensílios de cozinha (panelas, pratos, talheres) com outras pessoas que não são vegetarianas. Vamos dizer que seu irmão fritou um ovo na frigideira que vocês usam, lavou, secou e guardou e depois você foi lá e usou. Mesmo que seu irmão seja caprichoso, pode ter ficado um "traço" ou algum resquício de ovo na frigideira. Isso seria um problema se você fosse letalmente alérgico a ovo. Mas não quer dizer que esse resquício de ovo está ali propositalmente. 
     
     Resumindo, se nos ingredientes, não está citado nada de origem animal, mesmo que "contenha traços" o alimento é vegetariano.

"PTS" - Proteína Texturizada de Soja, ou mais conhecida como "carne de soja". Ela é composta pela proteína encontrada no grão da soja, que equivale a 40% do grão.



"Ovo de Galinha feliz/Galinha caipira" - Eu vi que é uma dúvida muito comum entre iniciantes, sobre por que não consumir ovos de galinhas que "são da minha vizinha e vivem soltas" ou "empresas que fazem ovos de galinha feliz". A ideia do veganismo é parar de depender dos animais. Se você passa pela situação de ter uma galinha que bota ovos ou conhece alguém que tem e não sabe o que fazer, uma dica é enterrar e deixar virar nutrientes para o solo. Desconstruir essa ideia de consumir coisas que venham dos animais é libertador. Nós, humanos, não podemos usar a desculpa de "é pra não desperdiçar" quando jogamos fora quase tudo que produzimos.

Galinha feliz é galinha livre
     No caso de empresas de galinha feliz, a galinha pode até ser bem tratada, mas de vez em quando,
elas ficam doentes ou velhas e morrem (ou são mortas pois não tem mais utilidade), e ai é necessário comprar novas, pois precisam ser galinhas certificadas. E quando isso acontece, as fêmeas vão para as fazendas e os machos são mortos, pois são inúteis.

"Insetos e roedores nos alimentos industrializados?" - Sei que alguns podem achar essa informação desnecessária, mas a verdade é que já vi algumas pessoas tendo dívidas em relação a isso, achando que produtos como café ou chocolate deixariam de ser veganos por isso. Por mais triste que seja a verdade, existe sim uma porcentagem permitida de traços de insetos e roedores em todos os alimentos que compramos, pois é considerado quase impossível ser 100% garantido que o alimento não sofrerá nenhuma contaminação desde o processamento até chegar ao consumidor. A média é 8 partes de barata e 1 pelo de roedor por 100g de alimento mais ou menos, que é considerado não prejudicial para a saúde. Mais informações nesse site da Anvisa



"Ágar-ágar" - Gelatina vegetal a base de algas. Muitas gente antes de se tornar vegetariano não sabe que a gelatina mais comum, usada em receitas e remédios é o colágeno extraído de ossos e pele de animais, logo, é inadequado até para os "ovo-lactos-vegetarianos".
     Quem ainda não conhece, mas está querendo utilizar essa gelatina vegetal, minha dica é que compre a refinada (pó branco). Na primeira vez que fui usar, não sabia disso e comprei o marrom, que estragou minha receita por deixar cheiro e sabor muito forte.



"Vegetariano-estrito" - Um produto livre de insumos animais, mas que não pode ser considerado vegano.
     Ex. Uma bolacha pode ser livre de qualquer componente animal, mas pertencer a uma empresa ou grupo que financia testes em animais/rodeios/entre outros tipos de eventos que promovam abuso contra animais (desfiles de moda/cosméticos/zoológicos).
Segue aqui um link que mostra muitas marcas e grupos que encontramos no mercados que realizam testes em animais.

Atualização dia 10/12/2015

"Cruelty Free" - Muitos produtos de maquiagem e artigos de higiene tem chegado ao mercado com um selo afirmando ser Cruelty Free, que em uma tradução literal quer dizer Livre de Crueldade, ou seja, aquele produto supostamente não passou por testes em animais. Entretanto, é sempre bom conhecer a raiz da empresa. Existem muitas, como de maquiagem por exemplo, que se afirmam livre de testes em animais, porém produzem e vendem no mercado Chinês. Por lei, apesar de atualmente terem mudado algumas coisas, certos componentes e produtos somente podem ser vendidos na China se tiverem sido testados em animais. Ou seja, mesmo que os produtos vendidos no Brasil não tenham passado por testes, ao comprar produtos dessa mesma marca, estamos, indiretamente, financiando os testes na China. E pra mim, se a empresa testa em um país, ela não é Cruelty Free, afinal ela está botando o dinheiro como prioridade, e não o bem estar animal.
     Também vale lembrar que Cruelty Free não quer dizer Vegano. Pra ser vegano, além de não ter passado por testes, também precisa ser livre de componentes ou exploração animal de qualquer tipo. Por isso que nós veganos precisamos sempre estar pesquisando e re-pesquisando, afinal as empresas vivem mudando formulas, parcerias e donos, o que as fazer totalmente imprevisíveis e difíceis de confiar.

"Zero Lactose/Sem Lactose" - Vejo que muita gente ainda confunde o termo sem lactóse com sem laticínios, porém os dois não querem dizer a mesma coisa. Com o numero crescente de pessoas se descobrindo intolerantes ao açúcar do leite, mais conhecido como lactose, a industria de laticínios tem se esforçado pra não perder mercado, criando produtos extremante químicos. É necessário adicionar grande quantidade de químicos para que o açúcar do leite se dissolva. Entretanto, eles não são veganos, e com certeza nem um pouco saudáveis. Eu tenho uma leve intolerância a lactose. Lembro que no começo tentei beber esses leites modificados, que se diziam zero lactose, mas depois percebi que se meu corpo rejeitou essa substancia, eu não deveria forçar. Então resolvi parar de consumir leite. Isso muito antes de eu descobrir o veganismo.
     Para não ter dúvidas na hora de comprar algum produto, é sempre bom ler o rótulo e conferir se realmente é livre de leite proveniente de animais.

2 comentários:

  1. Excelente! Acho que você conseguiu reunir as maiores confusões que os iniciantes tem sobre o veganismo. Essa questão dos ovos é talvez a mais recorrente e adorei a sua explicação: "Nós, humanos, não podemos usar a desculpa de "é pra não desperdiçar" quando jogamos fora quase tudo que produzimos."
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebi essa dos ovos na epoca que estive naquele grupo veganismo do Facebook. Mas a pior coisa era que sempre que alguém perguntava, a resposta eram xingamentos, falta de educação e sarcasmo. Acho tão simples só explicar. Afinal, quase todo foi ensinado desde cedo a tratar animais como "coisas".

      Beijos!

      Excluir